11 de dez. de 2011

O Que se passa com o futebol mexicano?

Mesmo com um Campeonato Estruturado,jogadores de bom nivel técnico e revelações,Futebol mexicano não consegue se impor. Afinal, o que acontece no México?





Por Paulo Vitor



Hoje o Monterrey foi eliminado pelo Kashiwa Reysol,no Mundial Interclubes. Os japoneses enfrentarão o Santos,três dias mais tarde,pela semi-final do Torneio. O Resultado pode ser considerado uma surpresa, visto que os mexicanos já eram considerados o adversário da equipe peixeira. Com isso,batemos de frente com a “maldição” que assombra o futebol do pais

O México apresenta um dos campeonatos mais consistentes e disputados do Mundo.Com a formula de disputa de Apertura e Clausura,uma espécie de 1° e 2° Turno da competição,independentes entre si,Equipes como América,Pumas,Tigres,Cruz Azul,Santos Laguna,Pachuca,Necaxa, o próprio Monterrey,entre outros, sempre estão na briga pelo título nacional. O Campeão e o Vice de ambos os “Turnos” disputam a liga dos Campeões da CONCAFAC( entidade que organiza certames a níveis intercontinental,entre as  Américas do Norte e Central, e Caribe). Ao mesmo tempo,os 3 clubes com melhores pontuações no Apertura,disputam a Libertadores(organizada pela CONMEBOL,América do Sul),exceto se já classificados para  a primeira competição.

Com uma densidade demográfica de mais de 112 milhões de Habitantes, O país da América do Norte apresenta várias revelações á nível do esporte,principalmente por causa das medidas dos Clubes locais de renovarem seus elencos. Jogadores como Chicharito(Manchester United),Carlos Vera(Real Sociedad),Giovani dos Santos e seu irmão Jonathan dos Santos(Tottenham e Barcelona,respectivamente),que embora jovens, já atuam no grande mercado Europeu,e estão quase sempre presentes na Seleção de seu país.

Contudo,o irônico da situação é que, mesmo com todos esses aspectos á seu favor, o Futebol mexicano não consegue se impor perante seus rivais,sofrendo derrotas impactantes.O Mundial  Interclubes é a prova disso,obtendo como melhor colocação um quarto lugar.Mesmo sem interesse nenhum no Campeonato Sul americano,o máximo alcançado foi uma semi-final. Em Copas do Mundo, duas quartas-de-final, em 70 e 86,ano em que foi sede do Torneio. Nesse mesmo ano em amistosos,vitórias apenas contra Chile e Sérvia.

Assim, com uma Competição Nacional bem estruturada e exportando jogadores á nível mundial, O México apresenta uma condição futebolística curiosa: Estável na estrutura, instável no futebol propriamente dito e jogado,talvez pela jovialidade de seus jogadores.Tudo que se sabe, é que o Futebol Mexicano está em constante processo de evolução, por mais que seus resultados negativos queiram dizer o contrário.  Mesmo assim, não deixa de ser estranho.

2 comentários:

  1. Realmente o futebol Mexicano não se ouve falar ultimamente..antes até que os clubes davam trabalho na Taça-Libertadores :América,Necaxa, Pumas,Tigres,Cruz Azul.
    Deve ser fase ruim do futebol Mexicano. Assim como o futebol do Uruguai, que ficou um bom tempo sem ser falado, voltou a se destacar nos últimos anos.
    http://sergiohagio.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Fonte Link é o mais novo agregador de links da web, poste seu link conosco,
    aqui não se exige muito de você blogueiro, basta preencher o formulário de envio e em
    seguida postaremos o seu link.
    Fonte Link - Agregador de links.
    http://fontelink.blogspot.com/
    Eu e você crescendo juntos.

    ResponderExcluir